Lição 12
- Desenho de parábolas e de
- Superfície paraboloide de revolução
- Para desenhar uma parábola, começa-se por lançar
- 1 XLINE hor alinhada com o eixo x - eixo da parábola
- 1 XLINE ver alinhada com o eixo y - directriz da parábola
- Comando POINT
- Marcação dos pontos 0,0 (intersecção do eixo com a directriz) e 1,0 (foco da parábola)
- ZOOM - (E)xtents ; PDMODE = 35
- Encontrar ponto médio da distância entre os 2 pontos anteriores
- (Exemplo do método geométrico auxiliar dos dois círculos com centro em cada ponto e raio igual)
- Neste caso, POINT - 0.5,0
- Este ponto será o vértice da parábola e o primeiro ponto da mesma já que se encontra à mesma distância do foco e da directriz num segmento de recta perpendicular à mesma
- Recorre-se a 3 ou mais linhas auxiliares para encontrar mais pontos da parábola
- Cópias da XLINE ver(tical) que passa sobre Y - directriz
- Comando CP (Copy)
- Para encontrar os pontos da parábola na primeira linha auxiliar vertical:
- Utilizam-se dois círculos auxiliares - Comando C(ircle)
- O primeiro é um circulo com centro no ponto 0,0 - cruzamento do eixo com a directriz (x com y) e tangente à linha vertical auxiliar
- O segundo é uma cópia do primeiro com centro no foco da parábola - ponto 1,0 - comando OFFSET (com opção Node ligada no Menu OSNAP)
- Das intersecções deste segundo circulo com a linha auxiliar resultam 2 pontos da parábola - este processo permite ter a certeza de que todos os pontos têm a distância à directriz igual à distância ao foco
- ERASE da primeira xline auxiliar
- Repetimos o mesmo processo para a segunda linha auxiliar
- E mais uma vez para a terceira e última linha - utilizando o comando ERASE para todas no final
- Ficamos com sete pontos da parábola
- Desenho de 2 linhas de força onde vai "encaixar" a parábola :
- Para a primeira - comando LINE
- Seg. de recta do foco ao ponto mais afastado da parábola
- Seg. de recta com início nesse ponto, perpendicular à directriz
- (a commandline do processo de construção da parábola pode ser guardada como texto - F2 ; Copy History)
- Comando C
- Circulo auxiliar para encontrar a mediatriz do ângulo entre os dois segmentos de recta
- Comando TRIM
- Selecção do círculo e dos segmentos de recta
- Selecção da zona do circulo não necessária _ enter
- Após desenhar o seg. de recta que liga o ponto à mediatriz da restante porção do círculo
- Novo C(írculo) auxiliar
- Comando EXTEND 2x para esse seg. de recta
- Uma para o prolongar até ao limite do círculo
- Outra para o prolongar até ao eixo X - eixo da parábola
- Para a segunda linha, comando MIRROR
- Reflexão da linha anterior utilizando o eixo X como eixo de simetria
- Depois de criar as layers LA - New Layer) "Parábola 1" e "Parábola 2" - vermelho e magenta
- Desenho da mesma parábola de duas formas diferentes:
- Primeira opção :
- (desenhada na layer - Parábola 2)
- Comando SPLINE
- Method
- CV
- Selecção dos 2 pontos da parábola mais afastados do eixo
- + ponta da seta formada pelas duas linhas envolventes
- Segunda opção :
- (desenhada na layer - Parábola 1)
- Comando SPLINE
- Method
- Fit
- Selecção manual dos pontos da parábola anteriormente encontrados (um por um)
- Construção da superfície - Paraboloide de Revolução :
- Utilizamos a "Parábola 1"
- Mudamos a cor da layer para azul
- Fazemos-lhe uma réplica que se movimenta sobre o eixo da parábola (eixo X)
- Comando CP (copy) - ORTHO - selecção da parábola - escolha da posição da cópia (no sentido das abcissas positivas)
- Comando TRIM para reduzir a nova parábola a metade do trecho
- Selecção da parábola e do eixo_ Selecção da metade a eliminar
- (o eixo funciona como a entidade geométrica que vai cortar a parábola)
- Comando 3DORBIT para mudar o vpoint
- C(írculo) auxiliar para limitar o eixo da parábola (xline em x) num seg. de recta
- TRIM da xline em x com o círculo auxiliar
- Comando TRIM
- Selecção de ambas as entidades
- Selecção das partes da recta a remover
- Para construir a superfície paraboloide queremos agora fazer o pequeno trecho de parábola movimentar-se em torno do eixo (segmento de recta em x) - o eixo da superfície paraboloide será o mesmo eixo utilizado nas parábolas anteriormente desenhadas
- Comandos SURFTAB 1 e SURFTAB 2 - em ambos, colocação do valor 17
- Assim, escolhemos o número que vai multiplicar o trecho de parábola em torno do eixo
- Bem como o número de planos em que uma superfície curvilínea vai ser sintetizada no intervalo entre cada geratriz
- Por fim, para fazer o trecho de parábola movimentar-se em torno do eixo segundo estas regras, gerando uma superfície - comando REVSURF e selecção das duas entidades geométricas
- 3DORBIT - para visualizar o resultado final a partir de diferentes vpoints
Sem comentários:
Enviar um comentário